Introdução alimentar - Parte 2

Oi queridas!

 Voltei pra falar a qtas anda o processo de IA alimentar da Alice...
 Como vcs devem se lembrar, com 5 meses ela começou com sucos e frutas e a coisa tava meio complicada.

Os sucos tentei todos que a pediatra recomendou, insistiu por vários dias. Tentei copinho, mamadeira, no colo, no carrinho, na cadeirinha, no caldeirão e nada... ela trancava a boca que não passava nada. O pouco que eu conseguia, ela cuspia tudo...

Com as papinhas de fruta ela até comia, mas bem pouquinho e já enjoava ou cansava, sei lá ... Já estava entrando em desespero! Pq ela eh magrinha, eh ruim pra engordar, se perder peso então ... (lógico que peso não eh indicativo de nada, mas quem eh mãe se preocupa sim, né?).

 Ai investi em coisas que poderiam facilitar nossa vida e deixar o processo mais atrativo pra ela. Comprei copo decorado, pratinhos coloridos, colher de silicone macia e mais rasa pra facilitar colocar na boca (tentei vários modelos e marcas até alguma que ela se adaptasse...) e o caldeirão de alimentação, que ela amou.
Se foi coincidência ou não as coisas melhoraram bem (menos o suco, desse ela tem ódio rs)
Ela ficou mais tranquila e receptiva pras frutinhas e agora come até bem.

Pras mamães que ainda vão passar por isso. Conhecimento é fundamental! Leiam, pesquisem, conversem com outras mães! Mas o mais importante: bom senso! Se a pediatra mandou dar algo e o bebê recusa de todas as formas, dê seu jeito, instinto maternal ajuda rs Tente outras frutas, oferece de outras formas... eu já ouvi falar que bebê não tem paladar... eu não sei se tem ou não, mas com certeza ele tem preferências!
A experiência e a "tentativa e erro" ajudam demais!

Duas coisas que aprendi sobre os "gostos" da Dona Alice:

- Ela super se sente independente kkkk gosta mais de comer as frutas inteiras. Eu ainda seguro pra ela (cuidado redobrado pra esganada não engasgar rs)e ela vai comendo td.
- Ela não gosta de sabores adoçicados! (Não puxou a mamãe! kkkkk Lembrando que não ponho açucar e nem mel em nada! Só a fruta mesmo!) Ela ama sabores cítricos, beeeem azedos mesmo! Chupa um limão e não faz nem careta (vai entender!) Então o que eu faço é sempre por um pouquinho do suco de limão ou laranja nas frutas mais docinhas tipo mamão, maçã, banana...

Finalmente: sucesso!

Vou aproveitar e comer o prato tb! rs
Mas eu gosto mesmo é da frutinha inteira! rs

Td isso aconteceu mais ou menos 1 semana antes dela fazer 6 meses, ou seja já começar com as papinhas salgadas.

 Fiquei suuuuuper empolgada pra começar (e olha que morria de preguiça de cozinhar rs) pesquisei mto, peguei várias receitas. Aí começamos.
 E o que aconteceu?
Conto pra vcs no próximo post!
Hehe

 Bjos!


5 comentários :

  1. as vezes eu acho que criança sabe mais oq quer que adulto viu. Pq como é complicado esse começo.
    Ainda bem que agora as coisas estão dando certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Own que lindeza essa princesa no cadeirão! Qro saber mais....rs

    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Linda,eles sabem sim muito bem o que querem ser mãe é uma eterna descoberta e aprendizado bjos nas duas.

    ResponderExcluir
  4. kkk, acredita q a Manu tbm prefere a fruta inteira?! e isso tbm se aplica aos legumes... OU SEJA, mamãe segurando e dosando os pedaços EVER... KKK

    NOJENTO, + PRODUTIVO... RUIM É QUE TEM POUCAS OPÇÕES DE FRUTAS MOLINHAS... comer na colher aqui é impossível...

    ESTÃO CRESCENDO... LINDA LILI *.*

    ResponderExcluir
  5. Aqui a Lo prefere tudo papa, preguiçosa para mastigar igual a mamãe rsrsrs
    Mas suco só toma de laranja lima, o resto nem em sonho e água tb não curte muito, essa semana vou tentar água de coco.
    Por aqui já começo as papas salgadas semana que vem e estou quebrando a cabeça rsrrss
    Tenho uma apostilinha com receitas se precisar me fala no face !

    Beijos

    ResponderExcluir