Eu não perdi nada!

Se eu tivesse escolha após a licença maternidade, na época eu não teria retornado ao trabalho.

Hoje eu já não sei mais. Aliás talvez não quisesse para não precisar mais acordar tão cedo, pq o sono ainda é algo que pega (e mto!) na minha vida. Ou certamente pra suprir essa saudade que sinto qdo estou longe dela (pq essa... ah não vou me acostumar nunca!)

Qdo voltei ao trabalho eu tinha os medos comuns de tds as mães na dúvida se voltam ou não após a LM: será que minha filha me deixaria de lado ou me amaria menos sendo cuidada por outra pessoa? Será que sobraria tempo exclusivo pra ela? Será que eu iria perder algo importante do desenvolvimento dela? Será que eu seria menos mãe se eu não estivesse com ela o tempo td?!

Foram dúvidas que me fizeram sofrer por vários meses mas hoje, 9 meses após meu retorno ao trabalho e td a mudança na nossa rotina, consigo enxergar td com mais simplicidade e ver que eu não precisava ter sofrido tanto com essas questões.
Não fico com minha filha 24h por dia mas sou mãe em período integral SIM! Ou por acaso eu deixo de ser mãe qdo estou em sala de aula e ela com minha mãe? Nunca!

Lógico que me sinto mais cansada trabalhando fora, acordando a noite inteira, cuidando dela, do marido e da casa. Mas trabalhar fora me ensinou a organizar melhor o meu tempo e ainda rola um tempo livre em que o tempo é todinho dela. Consigo brincar com ela (e mto!), assistirmos filmes e desenhos, ler livros, passear, ou simplesmente ficarmos juntas.

O tempo que passamos separadas me ensinou a valorizar ainda mais o tempo que temos para estar juntas. E isso acontece com ela tb.
O medo que eu tinha de ser "abandonada" foi substituído pela certeza que já sou insubstituível na vida dela. Ela estar com outras pessoas a deixou mais independente, mais sociável, mas com a certeza de que sempre tem aquela mulher que está com ela no fim do dia, aquele colinho e o chamego que são únicos.

O trabalho me faz bem como pessoa, como mulher e como mãe. É aquele tempo em que estou com outras pessoas (adultos! rs), que me distraio e que me sinto mais útil. Voltar ao trabalho me ajudou demais a curar os resquícios da minha DPP mal curada.

E a principal questão... graças a Deus nunca perdi nada importante na vida da minha baixinha! Eu a vi começar a engatinhar, escutei a primeira vez que disse "mamã" (e depois outras palavras), eu notei seu primeiro dentinho e estava presente no seu primeiro passinho!

Resumindo, esse post não é pra dizer que a mãe que trabalha e a que continua com o bebê, alguma seja melhor que a outra.

Só que se caso, assim como eu, vc não tiver escolha e tiver que voltar a trabalhar fora, tente enxergar o lado positivo disso. O começo é difícil mesmo, mas passa. E qdo estiver adaptada, vai ver que não foi uma decisão assim tão ruim!



7 comentários :

  1. Incrível como já conseguimos recordar de sofrimentos desnecessários que passamos, né? TUDO PASSA! Ainda bem.
    Um dia sua Alice vai sentir muito orgulho da mamãe trabalhadora dela!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lalah, que bom que você está assim tranquila e hoje consegue ver tudo isso com tranquilidade. Aqui to passando pelo inverso: estou em casa com a minha filha por não ter opção - aqui babá ou creche é muito caro! Mas estou vivendo uma crise por não estar trabalhando. Marido me apois muito, mas me sinto meio mal as vezes. É... nasce uma mãe, nasce uma culpa!

    ResponderExcluir
  3. Otima reflexão Lalah...!

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  4. Otimo post,aqui optei ficar com o Anthony já pensei em sair para trabalhar fora mais da um aperto só de pensar por isso trabalho no Feltrinho é muito bom pensar no lado positivo de ficar em casa e de ter que trabalhar as vezes me sinto muito no mundo dos bbs fico mega feliz quando saio com o Marido e amigas ,tudo tem seu lado bom e ruim e nos temos que nos adequarmos e com isso como vc não perder nada bjooo

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto Lalah, porque esse mundo de "menos mãin" está muito chato, né!!!!

    beijoss!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse negócio de menos mãe enche o saco né...eu comecei a trabalhar com o Be tinha apenas 3 meses ele ia junto comigo o q ajudou muito foram 9 meses hoje optei por ser mãe integral...e não me arrependo adoroo!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente esse negócio de menos mãe enche o saco né...eu comecei a trabalhar com o Be tinha apenas 3 meses ele ia junto comigo o q ajudou muito foram 9 meses hoje optei por ser mãe integral...e não me arrependo adoroo!!!

    ResponderExcluir