A realidade de uma criança intolerante à lactose

Pra quem não sabe Alice tem intolerância à lactose. Até agora era relativamente tranquilo lidar com isso mas agora a medida que ela cresce, entende mais as coisas, sente vontades tem ficado bem mais difícil.

Aqui em casa ela toma o leite sem lactose e as coisas que preparamos pra ela (estrogonofe, panquecas, bolos, doces...) fazemos com ingredientes sem lactose ou de soja. Sem problemas.

O problema é fora de casa. Festinhas de crianças tem sido muito complicadas porque ela já conhece o sabor dos docinhos e agora quer tudo. E como negar doces a uma criança em uma festa de crianças? Sei que para o bem dela eu deveria negar mas não consigo. O que faço é controlar a quantidade, bem pouco de cada sei que não fará mal mas quando a quantidade extrapola já sei que serão uns 3, 4 dias sem dormir, de muito chororô, dor de barriga, gases e diarréia (e nem os remédios pra esses sintomas dão jeito).

Quando ela entrou na escola isso foi uma preocupação muito grande, orientei todos muito bem, pedi atenção redobrada. No início eu levava o leite dela mas ela não bebia na escola e acabei não mandando mais.

Durante mais de 6 meses tudo transcorreu normalmente até umas semanas atrás. Várias funcionárias foram trocadas e acho que a informação não foi passada. Em uma sexta vi na agenda que ela tinha bebido vitamina mas na hora nem liguei. Na mesma noite ela começou a passar mal. Foram 3 dias difíceis ahté que me lembrei da tal vitamina. A dona da escola ficou sem graça, pediu desculpas e tal, não tinha mais o que fazer mesmo (imagina se fosse uma criança com aplv, imagina o perigo!)

Outra situação foi agora na Páscoa. Essa é a terceira Páscoa da Alice mas a primeira que ela comeu chocolate pra valer. Na primeira ela tinha 4 meses, até ganhou ovos mas ficou só no leitinho da mamãe com certeza. Ano passado ela tinha 1 ano e 4 meses ganhou mtos ovos e amou os brinquedos, brincou com as embalagens, fez gracinha, mas não se interessou e nem nós demos o que tinha dentro.

Daí chega 2016, 2 anos e quase 4 meses, Alice já conhece o sabor doce, já conhece chocolate (mto raramente compramos pra ela o sem lactose e as vezes em festa deixamos ela provar uma trufa ou um pirulito de chocolate. Então agora ela sabe o que quer e saber pedir. Mais uma vez... Não consigo negar... :( e logo na primeira noite vem o resultado.
Pior de tudo que os ovos que ela ganha são de pessoas próximas e que sabem da intolerância dela.

Sinceramente acho que oferecer algo a uma criança sem perguntar aos pais ou oferecer mesmo sabendo com o discurso "come! Ah só um pouquinho não faz mal!" não é maldade das pessoas, acho realmente que não há intenção de fazer mal a criança. Há sim a falta de interesse e de preocupação. E a pior, de informação.

Tem gente que acha que alergia alimentar é frescura da mãe "ah essas mães naturebas de hoje em dia" (sim, eu escuto isso!) E não se preocupam em pesquisar, se informar, saber o quanto pode ser perigoso e não respeitam a decisão da mãe, se a criança não pode comer ou ela simplesmente não acha que deve oferecer essa decisão da mãe deve ser respeitada, sem questionamentos, sem críticas.

E enfim assim vamos vivendo, esperando o dia em que a cura chegará e Alice não precisará por todos esses transtornos.

Bjos e até dias melhores...

6 comentários :

  1. Oi Lalah, te acompanho faz muito tempo, e sei o que passa pois minha filha tem APLV apesar dela ter somente 1 ano 2 meses já sente vontade das coisas...inclusive publiquei que nesse sábado passei por uma situação desagradável um senhor foi dar um chocolate pra ela em uma loja em que entramos, quando neguei todos inclusive ele me olharam como se eu fosse um monstro...

    ResponderExcluir
  2. Lalah, eu tenho intolerância à lactose e tomo a enzima lactase, quando vou comer algo que sei ter leite normal. Isso acontece sempre que estou fora de casa, seja restaurante ou casa das pessoas, pos aqui em casa, tudo é zero lactose! Será que ela não pode tomar também? Eu importo a minha, mas sei que já chegou nas farmácias daqui do Brasil. Vê com o pediatra dela, a cápsula é mastigável e não tem gosto, basta tomar uma antes da primeira mordida do alimento. Pode ser uma ajuda nesses casos de festinhas e quando ela for comer um pouco além da conta...
    Espero ter ajudado!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lalah, eu esqueci de te perguntar isso... Varias tentei e acabei esquecendo. Tem um pozinho tbm que pode ser adicionado na comida para quebrar o efeito da lactose.

      Bjks

      Excluir
  3. Ai Lalah, deve ser super difícil mesmo controlar as outras pessoas. Uma coia é a Alice com os cuidados dentro de casa, outra coisa é na escolinha e nas festinhas =/ Precisa ter muita paciência!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lalah, eu lido com a alergia da Liana já há quase dois anos. Uma pegunta: você tem certeza que ela tem apenas intolerancia a lactose? Não seria alergia? Intolerância é pouco comum nessa fase da vida. Já a alergia é mais grave e não é a lactose (que é uma açúcar), mas a proteina do leite. Nesse caso, leite sem lactose não adianta, porque ele tem proteina. Tem que ser só leite vegetal.
    De toda forma, entendo perfeitamente o perrengue. Aqui eu me desdobro e fico de olho, neurótica quando tem outras crianças comendo queijos e iogurte perto da gente. É osso!

    ResponderExcluir